sábado, 2 de maio de 2009

Bom dia de Pesca... 27 Douradas!!!





























Como prevíamos viajamos ate São Jacinto esta sexta feira. Chegamos por volta das 5.45h ao pesqueiro, conhecido pelo Triângulo. A maré estava ainda a encher, o vento era quase nulo, e ainda tivemos oportunidade de escolher o nosso pesqueiro, mesmo assim cedo nem sempre se tem a sorte de pescar onde se quer.Éramos 4 elementos do grupo dos pescadeiros, Sandra, Gil, Raúl, e o Sr.António.Estavam bem representados os pescadeiros, pois o nosso elemento feminino deu que falar no paredão, não por ser mulher mas sim por dar um swou de pesca a maioria dos pescadores que nos faziam companhia.Pena foi não ter gravado o gil a cair do paredão, logo ao iniciar do dia, porque assim toda a gente se podia rir, assim foram meia dúzia de pessoas a ter o privilegio, "brinco porque ele não se aleijou".A pesca começou por volta das 6 da manha e já eram quase 9 quando saiu a primeira dourada, com a maré a chegar ao máximo as douradas começaram a comer. A Sandra abriu o activo com um bom exemplar, para espanto dos vizinhos do lado.Por volta das 10 horas a maré estava no máximo e o Raul com alguns lançamentos longos tirou 2 douradas nesse período.Na vazante foi o melhor período, com o Gil e o António a tirar os seus primeiros peixes.



Estava tudo a correr muito bem, quando começamos a comentar uns com os outros sobre o isco, e todos chegamos a conclusão que não ia chegar, mas como as douradas estavam a comer bem achamos que devíamos esperar pela baixa mar para resolver. Foi o nosso maior erro deste dia, comprar pouco isco, estávamos a pescar com casulo, e na semana passada tinha comprado num novo fornecedor e as doses eram bastante maiores do que as do nosso antigo fornecedor, o que nos fez esta semana a voltar a comprar ao "novo", e ter o azar de as doses do casulo, não tinham nada a ver com as da semana passada, os que nos induziu em erro. Quando chegava a baixa mar, por volta das 14.00h também chegou o vento, muito vento, e tornou-se completamente impossível de se pescar, ainda tentamos mas a nossa grande vontade de pescar foi vencida pelo vento que chegou a ser mesmo muito muito forte.Fazendo a contabilidade no final da pescaria, "antecipada pelo vento", contamos 27 douradas, 4 a Sandra, Gil 4, Sr. António 7 e o Raúl 12.
Foi um dia para a generalidade das pessoas muito fraco, mas este grupo de amigos ainda se safou porque a comunicação entre nós eram constante, e a solidariedade deu frutos no final, com todos a tirar peixes e a ter mais um excelente dia de pesca.
Nos postes a seguir cada pescador vai fazer analise individual mais detalhada como pescou, e o que fez para tentar superar o vento.

seguidores